Mudamos a forma de nos comunicar. Mas será que ela é mesmo efetiva?


As formas como nos comunicamos têm se alterado conforme o advento das tecnologias. No entanto, será esse o melhor caminho a seguir?

Admita: as tecnologias avançam em uma velocidade nunca antes experienciada pela humanidade. Essa realidade ainda pega muita gente de surpresa, pois é difícil acompanhar o ritmo intenso com o qual os meios se desenvolvem e se atualizam. Um dos segmentos mais afetados por essa velocidade incessante, sem dúvidas, é a comunicação. E a verdade é que, por isso, estamos constantemente nos adaptando, seja no que diz respeito ao formato, visando os diferentes canais de comunicação que surgem, ou à linguagem. A questão, aqui, é: a forma como nos comunicamos tem sido realmente efetiva? Não temos dado atenção demais ao meio em detrimento da mensagem? Se você também se questiona, continue lendo este artigo.

Comunicação em tempos de tecnologia

Um exemplo claro de como a comunicação mudou está na recente proposta de abolir uma das mais conhecidas ferramentas de comunicação em uma empresa: as apresentações de slides.

A sugestão partiu da maior empresa de e-commerce do mundo, a Amazon, que baniu de suas reuniões o uso do Power Point, ou qualquer outro software com a mesma finalidade. Ao invés dos slides, a proposta é que a mensagem seja transmitida em páginas de memorandos com estruturas narrativas. A escolha não se deu de forma gratuita, já que a companhia crê que o fato de ter que escrever as ideias em frases e parágrafos completos faz com que elas se tornem mais claras - diferente de uma apresentação em tópicos e uma vaga lembrança acerca de cada um.

A saída foi considerada brilhante por Carmine Gallo, orador, conselheiro de comunicação e autor. A opinião é sustentada por três pontos, que merecem nossa reflexão:

  • cérebros são movidos por narrativas;

  • as histórias são persuasivas;

  • bullet points não são eficientes.

As narrativas do marketing

Nesse contexto, devemos refletir também sobre propostas recentes como o marketing de conteúdo e ferramentas como o storytelling, que reforçam a tendência das narrativas como forma eficaz de comunicação.

Quando trabalhados juntos, tanto o marketing de conteúdo quanto o storytelling amplificam o poder de alcance de uma mensagem. Isso porque uma história bem contada tende a atrair ainda mais a atenção das pessoas. Afinal, se inserida em uma narrativa envolvente, a mensagem que a marca/empresa deseja passar engaja muito mais o público.

Planejamento: vital para o sucesso

No entanto, o poder das palavras precisa ser implantado e fazer parte de todo o processo em que o marketing está envolvido. Para começar, um bom planejamento deve definir todos os objetivos a serem alcançados, bem como os meios que serão necessários para isso — e, portanto, as maneiras como o eventual uso do storytelling vai se encaixar nas estratégias de comunicação. É justamente nesse processo que muitas empresas acabam deixando passar a importância de se contar uma boa história.

Aqui, a vale a pena refletir sobre a importância das imagens e vídeos em detrimento de suas legendas nos dias atuais: sim, é verdade que uma boa imagem fala por si só. Mas, um texto agradável pode complementar o conteúdo e engajar ainda mais aquele espectador a se envolver com o que você tem a dizer.

No entanto, a “imagem que fala” é uma das verdades vendidas pelas redes sociais, que mais do que nunca estimula a economia (desnecessária) de palavras - afinal, se por um lado ela torna a comunicação mais rápida, também a tornou mais vazia, e por isso, tão efêmera.

Portanto, quem deseja se destacar, ser lembrado em meio a diversas rolagens de feed diárias, precisa contar uma boa história. Na maioria das vezes, é tudo o que o público está procurando.

Em suma, é necessário mesmo se atentar e buscar acompanhar as novidades, especialmente no campo tecnológico. Mas, diferente do que muita gente acredita, a tecnologia não surgiu com o princípio de nos separar, mas de nos aproximar.

Você não acha que já está na hora de aumentar mais um ponto nesse conto?

#mídiassociais #storytelling #redessociais #marketing #marketingdigital #marketingdeconteúdo #comunicação

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram