As 10 tendências de marketing digital para 2021


Foto: rawpixel.com | freepik

As redes sociais, que já vinham em curva ascendentes nos últimos anos, tiveram uma projeção ainda maior em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.


Como as pessoas ficaram isoladas em suas casas e houve restrição de funcionamento de comércios, escolas, restaurantes, etc., as redes sociais se tornaram o principal canal de divulgação, de venda e de comunicação com os clientes.


A previsão é que as mídias continuem fortalecidas em 2021. Veja as 10 principais tendências de marketing digital para este ano.


1. Humanização das marcas


Aquelas relações apenas de compra e venda com o consumidor começaram a mudar. As marcas estão se aproximando cada vez mais do humano que tem sentimentos, desejos e expectativas. Atitudes como apoiar causas sociais e ser empático com alguma dificuldade do cliente são tendências para aproximar a marca das pessoas.


2. Trabalho com micro-influenciadores


Como as redes sociais se tornaram válvula de escape durante a pandemia, influenciadores digitais ganharam ainda mais seguidores e o número de micro-influenciadores (aqueles que têm menos de 100 mil seguidores) cresceu. Como estes últimos produzem conteúdo nichado, ou seja, mais específico e relevante para seu público, devem manter o alto engajamento em 2021.


3. Lives de venda


As lives tomaram conta das redes sociais na pandemia e se tornaram frequentes na vida de todo mundo. Sejam musicais, de exercícios físicos, para a troca de conteúdos, entre membros da família ou para reuniões internas corporativas.


A grande novidade para 2021 — ao menos aqui no Brasil, porque já é sucesso na China — são as lives de venda. É uma combinação do entretenimento com a venda prática dos e-commerces, ou seja, é a venda de produtos durantes eventos ao vivo de entretenimento.


E não pense que é tão novidade assim, porque já começou na Black Friday de 2020. Agora, ela só tende a aumentar!


4. Integração de e-commerce e redes sociais


Outra tendência relacionada ao e-commerce é a integração com as redes sociais, propiciada principalmente pelo recente lançamento do Facebook Shops. A combinação entre comércio eletrônico e redes sociais permite que os clientes descubram marcas por meio de posts e encontrem produtos ou serviços que geralmente não procurariam em uma loja virtual.


5. Whatsapp business


Se a maioria dos brasileiros tem o whatsapp instalado em seus smartphones e grande parte deles já usou o aplicativo para interagir com empresas, não tem como o Whatsapp business deixar de ser tendência para 2021. Na verdade, só ficará fortalecido e deixará para trás quem ainda não aderiu à tecnologia.


6. Mascotes/avatar


Os mascotes e avatares são uma das formas de humanizar a marca e aproximá-la do público. Isso porque o cliente entende que de fato está “conversando” com alguém ao invés de se relacionar — de maneira fria — apenas com uma empresa. Um case de sucesso é a Lu, da Magalu, mas certamente outros virão.


7. Podcasts


A produção de conteúdo deve ser cada vez mais envolvente e interativa e os podcasts irão ganhar ainda mais projeção. Isso porque eles permitem a interação entre figuras importantes de um mesmo segmento ou até mesmo de experiências internas da empresa.


8. Atenção aos dados pessoais


Como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020, as estratégias de marketing digital estarão mais aderentes à legislação.


9. Buscas por voz


Os assistentes virtuais inteligentes ativados por reconhecimento de voz, como a Alexa, a Siri ou o Google Assistant, ocuparam espaço na casa dos brasileiros em 2020. Mas esse ainda é um terreno pouco explorado pelo marketing digital — o que deve mudar em 2021!


10. Mais investimento


Diante de tantas tendências para 2021 e do fortalecimento cada vez maior das redes sociais, espera-se também um aumento de investimento por parte das empresas no marketing digital como principal canal. Quem ainda não usa a internet para vender em 2020, deve começar no próximo ano; quem já usa, investirá ainda mais.


Você está preparado para aderir a uma — ou mais — dessas tendências em 2021?


Lembre-se que os resultados vêm de mudança de postura e atitude. Para ter sucesso, é preciso estar atento às mudanças de mercado e sair na frente. Conte conosco para ajudá-lo nessa transformação!