Como ser mais criativo na estratégia de marketing digital


Foto: freepik

Quem usa as redes sociais como estratégia de marketing já sabe que o bloqueio criativo costuma dar as caras. E isso é normal, afinal, não é sempre que estamos inspirados a fazer algo diferente.


Mas também sabemos que os resultados mais efetivos geralmente estão relacionados à invenção e à criação. Então, como solucionar esse problema?


Calma! Vamos dar algumas dicas de como praticar e estimular a criatividade no marketing da sua marca, levando em consideração pontos de extrema importância.


Conheça a persona do seu negócio


Antes de pensar em estratégias para evitar o bloqueio criativo, é importante ter em mente que não adianta fazer algo “diferentão” e/ou super produzido se você não estiver alinhado com sua persona. Os resultados certamente ficarão aquém do esperado.


E quando falamos em persona, não estamos nos referindo ao público-alvo da sua marca.


Público-alvo: mulheres de 40 anos


Persona: Luciana, 41 anos, arquiteta, mãe de dois filhos (um de 5, outro de 3), que trabalha em um escritório em Indaiatuba, adora praticar atividade física e deseja ter mais tempo para ficar com as crianças e viajar.


Perceberam a diferença?


Consuma — e produza — diferentes conteúdos


Quanto mais conteúdo consumir, mais insight terá para seus próprios posts. E não estamos falando em absorver somente produtos relacionados ao seu negócio, mas estar antenado em (quase) tudo que ronda o universo digital, dos mais diversos segmentos.


Isso fará com que amplie seu repertório e estimule sua criatividade. E também lhe dará embasamento para que saia do senso-comum e possa se arriscar em produtos com os quais ainda não tinha afinidade: e-books, videocasts, podcasts, infográficos, white papers, e-mail marketing, etc.


Mas, bastante atenção aqui: JAMAIS copie conteúdos, ok? Use-os como referência e tente sempre melhorá-los.


Pratique brainstorm e design thinking


Foto: freepik

Brainstorming é um processo criativo que estimula a troca de ideias e filtra as mais relevantes para o negócio. E design thinking é uma abordagem de pensamento crítico e criativo para gerar e organizar ideias, tomar decisões mais assertivas e buscar soluções para os problemas enfrentados.


Ou seja, são ótimas estratégias para mandar aquele bloqueio criativo embora.


Reaproveite posts antigos


O Dia dos Professores está chegando e você sabe que dificilmente terá o mesmo engajamento que aquele post de 2018 — quando teve uma ideia super bacana para as suas redes sociais. A boa notícia é: não tem problema algum reaproveitar o conteúdo.


Além de poupar seu tempo e seu trabalho, você terá mais garantias de sucesso caso optasse por um post novo. A dica é para dar uma nova roupagem à publicação, seja uma nova arte, um outro texto, um novo formato ou uma “pegada” mais atual.


E isso vale para todos os conteúdos que já produziu: um e-book pode virar uma série de blogposts e vice-versa, um webinar pode se transformar em vários blogposts ou até mesmo em um só podcast.


Faltou inspiração? OK!


Se mesmo depois de tudo isso o bloqueio criativo vir a atingi-lo em algum dia, tudo bem. Nem tudo que produz precisa destoar, chamar a atenção ou ter um engajamento altíssimo. É normal e isso acontece com todo mundo. Às vezes, gastamos muita energia tentando fazer algo novo quando o direto e o prático já resolvem.


E vocês já sabem: precisando de ajuda, conte com a Mídia.Crawl. Por aqui, a criatividade sempre dá as caras!

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram