Como ter sucesso em sua estratégia digital


Saiba o que fazer e o que evitar na hora de produzir conteúdo para redes sociais

Não importa o tamanho do seu negócio, o segmento em que atua ou o tipo de produto/serviço que oferece. O seu cliente está na internet e você também precisa estar lá. Ter uma presença sólida no online ajudará a ampliar a visibilidade da sua marca, permitindo que potenciais clientes te encontrem mais facilmente. Mas, você sabe como usar as ferramentas digitais a seu favor? Para te guiar nesse caminho, fizemos esse “manual” de boas práticas para que você possa começar hoje a ter sucesso em sua estratégia digital.

Como elaborar o conteúdo

Preste muita atenção nessa frase, pois ela deverá ser a base de toda sua estratégia: conteúdo é rei. Ela faz referência ao título de um artigo de Bill Gates dos anos 90 — Content is King — e que hoje representa a forma mais eficaz de trabalhar o marketing digital. E é fácil imaginar o porquê.

Há pouco mais de cinco anos, quando as pessoas queriam comprar algo iam diretamente para o local que conheciam e que teria a solução que buscavam. Hoje o seu cliente — ou futuro cliente — vai primeiro para a internet pesquisar e, quando encontra informação confiável, começa a consumir outros conteúdos e a seguir a marca nas redes sociais. Portanto, se a sua empresa for uma produtora de conteúdo é bem provável que o processo de conversão deste cliente seja facilitado.

Mas, que tipo de conteúdo produzir? Já falamos em outros momentos sobre a importância da definição da persona do seu negócio. Ela é o começo de todo o processo de atração, conversão, vendas e fidelização. Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui.

Definida a sua persona, é hora de criar o plano editorial com os conteúdos que serão trabalhados em um período pré estabelecido. Considere nesse planejamento o assunto, o formato e as datas de publicação. Abaixo listamos os seis principais tipos de posts.

Produtos e serviços

Esse é o tipo de post com mais cara de comercial. Aproveite para falar sobre lançamentos e mostrar os valores do seu negócio.

Clientes

Sempre que possível, peça para um cliente dar um depoimento sobre a sua experiência com a marca.

Dicas e informações

Caso sua empresa tenha um espaço para veiculação de artigos, como um blog, aproveite as redes sociais para divulgar os conteúdos que foram produzidos.

Datas comemorativas

As datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados, são ótimas oportunidades para engajar seu público. Aproveite para planejar com antecedência as suas ações sazonais e alcançar o maior retorno possível com clientes e prospects.

Frases

As frases funcionam como conteúdo inspiracional. Procure relacioná-las ao negócio da sua empresa. Se o seu segmento for o de turismo, por exemplo, busque citações com esse foco.

O que evitar em sua estratégia digital

Ainda que a internet possa ser considerada um ambiente de oportunidades, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas. Lembre-se que toda informação divulgada se tornará pública, inclusive aquela crítica de um cliente insatisfeito.

Deste modo, atenção redobrada para esses fatores:

  • Evite erros de português;

  • Nunca demore mais do que 24 horas para responder uma mensagem (aliás, quanto mais rápido, melhor);

  • Nunca apague mensagens com reclamações e sempre responda publicamente;

  • Sempre interaja com os comentários;

  • Agradeça os feedbacks;

  • Evite polêmicas com temas que possam gerar discussões acaloradas;

  • Não ignore o Reclame Aqui, visto que as pessoas já se acostumaram a pesquisar ali a reputação das empresas;

  • Opte sempre por conteúdo próprio. Mas, caso utilize algo de terceiro, dê os créditos;

  • Não compartilhe conteúdo pessoal nas redes sociais da empresa.

Pronto para começar a produzir conteúdo? Se precisar de uma ajudinha em sua estratégia digital, a Mídia.Crawl sabe o que fazer!

#estratégiademarketing #marketingdigital

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram