Construa seu público nas redes sociais – e depois os converta em clientes



Rodolfo é proprietário de um restaurante na região central de Indaiatuba que já vivenciou tempos áureos. Hoje, no entanto, o local vive vazio. Para atrair clientes, fez algumas promoções e distribuiu panfletos, mas não teve o retorno esperado. Resolveu, então, procurar uma agência de marketing digital para iniciar uma estratégia nas redes sociais.


O empresário ficou bastante animado com o planejamento de conteúdo apresentado pela equipe de publicitários e jornalistas e as postagens começaram a ser feitas com o intuito de construir o público da marca. No entanto, ao fim do primeiro mês Rodolfo decidiu cancelar o contrato porque não conseguiu aumentar suas vendas.


A equipe da agência tentou explicar que as redes sociais da marca começaram a ser movimentadas há pouco tempo e, portanto, era preciso focar em patrocínios para criação de público. Rodolfo tinha uma visão imediatista, que não combina com bons resultados, e continuou amargando seu restaurante vazio.


Ele precisava ter um pouco mais de paciência para entender que primeiro se constrói o público e, depois, são feitas ações para converter esse público em cliente.


Como um bom empreendedor, você deve saber que é necessário persistência para alavancar vendas e o mesmo acontece no ambiente virtual. Confira algumas das nossas dicas para construção de público nas redes sociais!


Saiba quem é sua persona

A persona é como se fosse a projeção de um cliente ideal. Essa estratégia do marketing serve para que a empresa conheça o perfil do seu cliente em potencial. Ao pensar no cliente típico do seu produto e considerar suas motivações e preocupações, por exemplo, fica mais fácil entender o que ele precisa. E aí você consegue criar conteúdos com alto engajamento e conversão. Clique aqui para se aprofundar um pouco mais no assunto.


Identifique a melhor rede social

Uma das principais dúvidas que surgem por empreendedores que desejam investir nas redes sociais é: “em qual devo estar presente?” Afinal, são tantas opções atualmente, né? É importante conhecer como funciona cada uma delas, mas o principal é descobrir onde sua persona também está. Vamos a um breve resumo sobre as principais redes sociais do momento.


Facebook: é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos e 100 milhões de brasileiros. A plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídia, como textos, vídeos e fotos. É possível patrocinar campanhas para aumentar o alcance de publicações.


Instagram: segunda rede social com mais visibilidade no Brasil, com 50 milhões de pessoas conectadas por aqui. O apelo visual da rede social é alto, com postagens de fotografias e vídeos em alta resolução. Como a dinâmica do Instagram é grande, é preciso postar com frequência.


LinkedIn: maior rede social corporativa do mundo, é ideal para buscar clientes B2B. Costuma ser bastante utilizada em casos de recrutamento e ajuda no aprendizado com outros profissionais, no compartilhamento de conteúdos e a se manter atualizado sobre as mudanças do mercado.


Twitter: funciona como um microblog em que os usuários podem publicar textos de até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, gifs, links e enquetes. A rede social é prática e não exige tanta formalidade.


Faça posts frequentes

Independente de qual – ou quais – rede social decidir investir, mantenha uma periodicidade de postagens. Para ser lembrada, sua empresa precisa ser vista, então aposte em conteúdos tanto para o feed quanto para os stories. Mais conteúdo publicado aumenta o alcance médio. E lembre-se que os posts não precisam sempre atrair vendas. Aqui, o intuito é criar laços com seus seguidores.


Invista em campanhas de atração

O marketing de atração busca atrair clientes de maneira não invasiva. Você educa o mercado, oferece produtos e serviços e permite que o potencial cliente tome uma decisão de compra após ser munido com informações relevantes.


Nas redes sociais, as campanhas de atração funcionam mais ou menos da mesma forma, mas com o cuidado em não buscar curtidas e seguidores aleatórios e sim atrair a persona do negócio. De nada adianta fazer uma campanha de curtidas, portanto, sem colocar nos filtros as características da sua persona.


O que você prefere: ter 10 mil seguidores, sendo que 9500 não têm nada a ver com sua marca ou nunca comprariam seus produtos, ou 2 mil seguidores que são, de fato, leads qualificados? Pense nisso.


Faça stories, fale sobre sua marca e mostre os bastidores

Os Stories – tanto do Instagram quanto do Facebook – têm diversas ferramentas que tornam os posts interessantes. Fazendo uso dele, os vídeos e fotos temporários se tornam ainda mais atraentes e ainda é possível divulgar sua marca de maneira mais humana, criando certa intimidade com seus leads.


Com os stories você gera identificação e proximidade – mas não deve, ainda, falar em vendas de forma escancarada. Mostrar os bastidores por meio de vídeos e imagens também ajuda a deixar sua marca mais humana. As pessoas adoram ver como é produzido o conteúdo e como funciona a marca por trás das câmeras.


Quanto mais amigável for seu negócio, mais forte será seu relacionamento com sua audiência.


Escolhas as hashtags certas

As hashtags são palavras-chave que as pessoas usam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando, principalmente no Instagram. Elas são um poderoso mecanismo de segmentação de conteúdo e indispensáveis para o sucesso de uma estratégia de marketing, pois ajudam a aumentar o alcance de uma publicação.


Interaja com seus seguidores de forma pessoal

Esteja sempre pronto para curtir os comentários de suas postagens e responder seus seguidores, seja no modo público ou por inbox. As pessoas não gostam de ser tratadas com impessoalidade, por isso evite respostas prontas e sempre trate seus seguidores pelo nome.


Nunca compre seguidores

Você pode ter muito seguidores, mas quantos, de fato, vão comprar de você? Então, não perca seu tempo – nem dinheiro – comprando seguidores. A medida só prejudica a imagem da sua empresa, atrai perfis falsos, reduz sua taxa de engajamento e ainda coloca em risco seus seguidores reais. É pouco ou quer mais?


Essas são algumas estratégias bastante efetivas para construir seu público nas redes sociais e, depois, convertê-los em clientes.


Sabemos que o processo nem sempre é fácil, por isso estamos aqui para ajudar. Fale conosco e deixe a estratégia da sua empresa em nossas mãos!


Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram