Entenda como funciona o feed de notícias do Facebook e aprenda a se destacar nele


Olhe para o seu perfil pessoal no Facebook: quantos amigos você tem nele? Agora, pense em quantas páginas você já curtiu. São centenas de amigos e muitas páginas. Mas, você reparou que, geralmente, são sempre as mesmas que aparecem no seu feed? Isso significa que apenas o conteúdo de uma pequena parcela aparece nele. Você sabe por quê?

A resposta está no algoritmo do Facebook, que aqui na Mídia.Crawl gostamos de defini-lo como pequenos robôs que trabalham para definir os conteúdos que chegam até nós. A inexistência dele geraria um caos no Facebook, pois cada um de nós receberia uma quantidade enorme de publicações, o que tornaria impossível usar a plataforma.

Agora, sabendo que é esse algoritmo o responsável por decidir o que iremos ver em nosso feed, que tal passar a utilizá-lo a seu favor para que a página da sua marca esteja entre o conteúdo consumido pelo seu público?

Se você quer conseguir um lugar nesse espaço tão disputado, continue a leitura que contaremos quais os fatores considerados por esses robozinhos.

1. Inventário do feed de notícias do Facebook

Anúncios, publicações de amigos, atualizações de status, páginas ou grupos: tudo isso faz parte dos conteúdos disponíveis no inventário do Facebook. Ou seja, tudo isso pode aparecer no seu feed.

2. Sinais do usuário

O Facebook não só vai avaliar o que está disponível no inventário, como analisar o comportamento do usuário.

Entre os principais sinais, estão:

  • Tipo de conteúdo que o usuário mais engaja: imagem, vídeo ou texto;

  • Geolocalização;

  • Tipo de conexão utilizada: Wi-Fi, 3G, 4G ou cabo;

  • Dispositivo: mobile ou desktop;

  • Páginas e contatos com os quais essa pessoa mais interage.

3. Notas das publicações

A terceira etapa é o resultado da combinação das duas anteriores. Após avaliar o inventário — os posts disponíveis — e os sinais — as informações sobre o usuário —, o Facebook filtra os conteúdos e dá notas a eles.

Dessa forma, quanto mais relevante for o conteúdo para aquele usuário, maior será sua nota e antes ele aparecerá no feed de notícias. O Facebook quer que passemos boa parte do nosso tempo navegando nele e, para isso, precisa oferecer a esse usuário conteúdos que o engajem.

E aqui vem a nossa Dica de Ouro: produza em sua fanpage mais conteúdos que gerem engajamento. Isso porque, sabendo que a plataforma analisa o comportamento dos usuários na hora de decidir os posts que aparecerão para ele, fica fácil entender que quanto mais a pessoa interage com os posts de uma página, mais os seus conteúdos aparecerão para ela.

Procure analisar as métricas da sua fanpage e observe quais tipos de conteúdos renderam mais interação. Invista nesses formatos e busque informações sobre técnicas de engajamento. Quanto mais as pessoas curtirem, comentarem, compartilharem e interagirem com sua página, mais o Facebook entregará o seu conteúdo para elas.

Será que a sua marca já garantiu um lugar de destaque nesse espaço? Se precisar de uma mãozinha, nós podemos lhe ajudar!

*Fonte: Camila Porto

#SEO #facebook #redessociais #algoritmofacebook #mídiacrawl #mídiassociais

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram