Guia das melhores práticas para os stories


Foto: freepik

Para quem quer produzir conteúdo — seja empresa ou pessoa física — e não sabe muito bem por onde começar ou como se aprimorar, uma das nossas primeiras dicas é: consuma MUITO conteúdo.


É vendo como funciona na prática que conseguimos ter uma noção mais clara daquilo que realmente é interessante, daquilo que realmente chama atenção e prende.


E quem já tem por hábito consumir conteúdo deve ter percebido que os stories são essenciais na estratégia de marketing. Tanto é que já não é a primeira vez que falamos sobre ele — e nem será a última! Sabe por quê?


Stories: os queridinhos dos usuários no Instagram


Sim, é isso mesmo! Eu, você e todo mundo somos capazes de perceber isso, porque os stories realmente nos prendem, mas também há números que demonstram o seu poder:


  • Mais de 500 milhões de contas usam o recurso diariamente;

  • A taxa média de pessoas que assistem aos stories inteiros aumentou de 73% em 2018 para 87% em 2020;

  • 70% dos brasileiros que usam o Instagram afirmam que o recurso é um ótimo lugar para conhecer produtos e serviços.

Bom, isso tudo significa que os stories devem ser, também, os queridinhos das marcas. Mas desta vez, somente consumir conteúdo não é suficiente para saber aquilo que de fato é efetivo.


A Buffer realizou recentemente um estudo sobre os stories do Instagram, após analisar 15 mil stories das 200 principais marcas do mundo. E olha só quais regrinhas são importantes seguir.


Constância


É preciso ser visto para ser lembrado. Isso significa que, quanto mais conteúdo publicar, maior será seu alcance médio. Mas não se preocupe: o segundo tópico irá lhe deixar mais aliviado.


Simplicidade


O mais simples faz mais sucesso. Imagens estáticas com poucas palavras, vídeos explicativos simples e bastidores geram mais interação que superproduções. Boa notícia, né?


Horários estratégicos


Os melhores horários de postagem são aqueles que não coincidem com a jornada de trabalho, ou seja, de manhãzinha, no almoço ou após o expediente. Os fins de semana também são ótimos para o alcance, mas lembre-se que uma análise mais detalhada das suas métricas ajuda a entender melhor o comportamento específico do seu público.


Quantidade ideal


Não há uma análise específica, mas a dica de ouro é que os primeiros stories são determinantes. A taxa de saída é mais alta no primeiro e no último story da sequência, o que significa que ou a pessoa desiste no início ou vai até o final. Portanto, não guarde o ouro para o final e mantenha seu seguidor interessado já no início.


Além disso, os stories são espaços mais voltados para espontaneidade, nos quais a marca pode mostrar um pouco mais da sua personalidade e, assim, se aproximar cada vez mais de seu público.


E tudo isso com estratégias efetivas, usando ferramentas bastante úteis que a rede disponibiliza. Veja 5 delas:


1. Enquetes


Ótima para interagir com seguidores, gerar empatia e conseguir ter uma ideia do que gostam — ou não — de ver no perfil.


2. Links


Para converter a publicação em ação ou negócio, insira um link na bio e/ou o link “deslize para cima”. Vale lembrar que esta última opção está disponível apenas para contas profissionais com mais de 10k seguidores.


3. Menções


É uma ótima estratégia de interações com outros perfis e ajuda na “troca” de seguidores. Basta digitar a @ do nome do usuário que deseja mencionar.


4. Stickers e GIFs


Os adesivos podem ser personalizados por tamanho, posição e variações. Para adicionar à postagem, basta clicar no quadradinho que fica na parte superior da tela. No mesmo local estão os GIFs, que fazem muito sucesso nas postagens — principalmente os virais.


5. Storytelling


O storytelling (a arte de contar histórias) é um caminho para reter os usuários. Portanto, pense em uma história com início, meio e fim, com protagonistas e heróis, desafios e vitórias.


Para deixar o conteúdo ainda mais criativo e atrativo, há aplicativos que contribuem para fazer stories para o Instagram. Vamos listar os 5 melhores:


  • Unfold: tem modelos de stories em sequências para que você possa contar uma história ou apresentar uma nova coleção. As cores e fontes são customizáveis, o layout não.

  • Steller: tem modelos customizáveis depois que você inclui a foto. Ou seja, você pode ver opções de layouts prontos a partir de uma imagem já selecionada.

  • Mojo: tem modelos com animações que usam fotos ou vídeos. O resultado final é sempre um vídeo.

  • Canva: tem enorme coleção de imagens que você pode usar como fundo para os stories.

  • Typorama: permite criar belos desenhos tipográficos com facilidade. Basta selecionar um plano de fundo e começar a digitar para o aplicativo dar opção de grande variedade de layouts tipográficos.

Esses aplicativos de edição são ótimos para ajudar a enviar uma mensagem de maneira mais atraente. E agora que você já conhece alguns deles e sabe quais estratégias usar, se joga nos stories! Lembre-se que fazer testes é sempre válido!

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram