Instagram Stories: 6 dicas para impulsionar suas vendas


Saiba como o Stories, ferramenta do Instagram, pode ser utilizado na divulgação de seu negócio, além de ajudar a alavancar suas vendas

É inegável a força que as redes sociais têm adquirido no mundo das vendas. Além de alterar a forma como os produtos são vendidos, elas também exercem influência direta na forma como a propaganda é feita. Nesse sentido, não podemos deixar de falar do Instagram: são mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, e esse valor só cresce. Trimestralmente, o aumento é de cerca de 5% — maior do que o Facebook. E nessa esteira de sucesso vem também o Instagram Stories, recurso disponibilizado na plataforma.

Mas mais importante do que saber que é possível utilizar essas ferramentas em suas vendas, é saber como utilizá-las. Por isso, separamos algumas dicas de como o Stories pode alavancar suas vendas.

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories é uma ferramenta disponibilizada desde 2016 para os usuários do Instagram. Basicamente, nasceu como concorrente do Snapchat. Seu intuito era postar fotos, vídeos, ou pequenos textos que ficam no ar por apenas 24h, sendo deletados posteriormente. Ou seja: quem viu, viu; quem não viu, não vê mais.

Com o passar do tempo e adesão maciça por parte dos usuários, a ferramenta foi adquirindo novas possibilidades.

Hoje, já é possível criar enquetes, perguntas, acessar links e até mesmo fazer compras pelos Stories. Além disso, a edição de fotos e vídeos está mais incrementada: são diversas opções de efeitos, adesivos, caixa de texto, filtros de imagem. Além das opções de transmissões ao vivo.

Como o Instagram Stories pode ajudar seu negócio

Atualmente há cerca de 400 milhões de usuários acessando o Instagram Stories diariamente, o que é um mercado potencial bem grande.

Pensando comercialmente nesse mercado, o Instagram liberou neste ano uma nova funcionalidade para o Stories. Agora, as postagens tem a opção de oferecer links diretos para os produtos. Isso mesmo: clicando na foto/vídeo, surge uma tag com mais detalhes do produto, além de um link direto para o mesmo. (Levando em conta que cerca de 90 milhões de usuários clicam nas fotos buscando mais detalhes, podemos dizer que trata-se de uma ótima adição)

Dicas de como alavancar suas vendas pelo Instagram Stories

Agora que já ficou bem claro que é possível utilizar o Instagram Stories, separamos 6 dicas que vão fazer com que suas vendas cresçam por meio dessa ferramenta.

Mostrar os bastidores do seu negócio

Se utilizar dessa possibilidade pode criar um vínculo maior entre você e seu cliente. Acompanhar o dia a dia de seu negócio, por trás das câmeras, vai aproximar os consumidores. Além de humanizar a imagem de sua marca/empresa, ainda pode funcionar aguçando a curiosidade do público. Por meio de vídeos, é possível dar pequenas amostras do que está por vir.

CTA e interação com o público são fundamentais

Se você deseja transformar os visitantes de seus Stories em visitantes de seu site, esta é a principal dica. Fazer com que os clientes decidam por tomar o próximo passo em direção ao seu conteúdo é fundamental. Afinal, decididos a ter mais detalhes, a compra se torna ainda mais próxima.

Da mesma maneira, é fundamental estreitar os laços com esse público. Como? Responda todas as mensagens, directs, mentions. Faça com que o cliente se sinta acolhido — especialmente no caso de já ser, efetivamente, um cliente. Isso fará com que ele volte.

Conheça seu Público

Toda essa interação com o público também tem outro intuito: conhecê-lo. Saber o que pensam, o que acham de seu negócio/produto, o quanto o consomem. Com ferramentas que permitem maior troca de experiências, ficou mais fácil ter acesso a essas respostas. Use e abuse das enquetes e perguntas. Leve em consideração os feedbacks — faça com que o cliente saiba que é ouvido.

Conhecer o seu público facilitará sua maneira de agir para engajá-lo e conquistá-lo.

Faça transmissões ao vivo

Uma das grandes tendências do Instagram Stories são as lives. As transmissões ao vivo também são uma ótima alternativa para aproximar o cliente da empresa/produto. Dúvidas podem ser tiradas na mesma hora, o que permite um feedback ainda mais rápido. Além de também poder contribuir com a exibição do making off geral de seu negócio.

Outra vantagem que as lives podem ter perante o público é o reforço de uma boa imagem. Se bem feitas, é claro, servem para confirmar o seu preparo e conhecimento sobre determinado assunto. Caso contrário, podem ter um efeito negativo.

Utilize as ferramentas de edição de foto/vídeo

O Stories oferece muitas opções quando se trata de editar uma foto ou vídeo. Desde filtros e efeitos de zoom, passando por caixas de texto e inserção de gifs. Aproveite esses recursos para fazer postagens divertidas e se manter por dentro das tendências. mais uma vez, esse tipo de atitude permitirá que você esteja mais próximo do público com o qual está lidando. Só tome cuidado com os exageros.

Utilize todas as opções que o Stories oferece

Além de opções para edição, há outras ferramentas dentro do Stories para tornar os conteúdos ainda mais interessantes aos usuários. Uma opção nesse sentido são os Highlights, que permitem manter em destaque no topo de sua página postagens dentro de um mesmo assunto. Utilize também a localização geográfica, marcações, e as sempre bem-vindas hashtags.

E que acha de correr para o Instagram Stories e botar em prática o que viu aqui?

Aproveite o que essa ferramenta pode nos oferecer de bom e garanta já o seu sucesso — que com certeza durará mais do que as 24h de uma foto nessa ferramenta.

#instagram #stories #instagramstories #marketingdigital

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram