UGC: o que é, quais as vantagens e como usar no seu negócio


Foto: freepik | freepic.diller

O User-generated content (UGC) — ou Conteúdo gerado pelo usuário — é uma das apostas do marketing digital para 2021. Como o nome sugere, o objetivo é fazer com que o seguidor não só consuma o conteúdo da marca, mas passe a produzi-lo.

Ao dar voz ao consumidor, ele passa a contar a sua experiência com a marca e, assim, ajuda a construir a reputação da empresa. Parece bom negócio, não é?

E é. Neste artigo você vai entender mais sobre o que é UGC, quais as vantagens de utilizá-lo e como fazer isso no seu negócio.

O que é o UGC?

É considerado UGC todo conteúdo que os usuários publicam sobre as marcas de forma espontânea. Ou seja, não tem nada a ver com cooperações e parcerias com influenciadores. O UGC é orgânico, criado naturalmente entre os usuários, que não ganham absolutamente nada em troca disso.

Eles mencionam a marca em um texto, fotos, vídeos, áudio, nota ou até mesmo em um comentário em seus perfis, geralmente com feedback positivo. E a marca, por sua vez, repercute o conteúdo como estratégia de marketing.

Mas o UGC não é uma estratégia tão nova assim. Ela entrou em cena ainda em 2016. Fato é que sua visibilidade vem aumentando ano a ano com o fortalecimento das redes sociais. Afinal, se antes as marcas publicavam os reviews dos clientes em seus sites e/ou blogs, agora ficou muito mais fácil compartilhar nas mídias sociais.

Se você ainda está em dúvida se este é um bom negócio (ou não) para a sua marca, vamos ajudar listando algumas vantagens de usar o UGC.

Vantagens de usar o UGC

Prova social

Essa é a principal vantagem, porque o UGC funciona como um gatilho (o da prova social) para a tomada de decisão dos seus outros potenciais clientes.

Uma pesquisa da Nielsen já mostrou que 84% dos consumidores acreditam em recomendações feitas por amigos e familiares, assim como 74% deles recorrem às redes sociais para decisões de compra. Não precisamos falar mais nada, né?

Baixo investimento

O UGC é uma estratégia super econômica, porque o conteúdo é criado por seus clientes e apoiadores, não por sua marca. E você não precisa — e nem deve — pagar para ninguém fazer isso. Ou seja, o custo é zero.

Ajuda a definir a persona

Ao monitorar o UGC, você consegue captar com mais facilidade o perfil da sua persona, de quem compra da sua marca ou usa seus serviços. Mais ainda: consegue acompanhar a repercussão daquele comentário.

Isso significa que consegue entender melhor quais são os interesses, desejos e dúvidas do seu potencial cliente e, assim, tem mais insights para criar novos conteúdos.

Aumenta o número de vendas

A experiência que um consumidor compartilha em seu perfil abre o leque para que outras pessoas conheçam a sua marca. Afinal, ela foi bem recomendada e só isso já faz com que você fique à frente de concorrentes. Mais visibilidade, mais feedback positivo, mais vendas.

Como usar o UGC na minha estratégia de marketing digital?

É claro que, depois de ver as vantagens que o UGC pode trazer, você está fazendo essa pergunta a si mesmo. A boa notícia é que é muito fácil aproveitar o conteúdo nas suas redes sociais. É só seguir esse passo a passo.

  1. Monitore os conteúdos em que sua marca foi mencionada e faça uma curadoria desse material;

  2. Interaja com os usuários que criaram o conteúdo;

  3. Responda as dúvidas dos usuários no seu perfil;

  4. Use as informações na sua estratégia de conteúdo, não deixe que os dados se percam;

  5. Adapte o conteúdo do UGC para o meio no qual será veiculado;

  6. Compartilhe as publicações no seu perfil;

  7. Incentive sua audiência a comentar no seu blog e redes sociais;

  8. Crie hashtags específicas e sugira que seus usuários as usem;

  9. Formule concursos, por meio de landing pages, para incentivar ainda mais o UGC.

De uma maneira bem sucinta, o UGC é como o tradicional “boca a boca”, só que dentro das redes sociais. E, vamos combinar, se essa estratégia sempre funcionou nas ruas (e ainda funciona), por que não daria certo no universo digital? Humanize sua marca e conte com a Mídia.Crawl para ajudá-lo nesse processo!


Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2  | INDAIATUBA - SP 

(19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram