
Em um primeiro momento, o Instagram parece mais uma rede social para entretenimento e diversão. Afinal, você acompanha de perto seus amigos, interage com curtidas e comentários e até usa o direct para trocar mensagens secretas.
Ninguém duvida que a rede realmente cumpra bem esse papel de socialização. Mas, os recursos hoje disponíveis permitem que o Instagram seja utilizado para fins que vão muito além do entretenimento.
A ferramenta é também ótima para quem quer fazer marketing de sua empresa. E é fácil entender porque. O Instagram já conta com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que os brasileiros ocupam a terceira posição de usuários da rede.
Além disso, segundo relatório feito pela empresa Fast Company, o engajamento no Instagram é 15 vezes maior que no Facebook. Investir tempo – e dinheiro – nessa rede social é, portanto, bastante eficaz para divulgar sua marca, captar clientes e alavancar vendas.
E engana-se quem pensa que apenas grandes marcas conseguem resultados. Hoje, empresas de pequeno e médio porte, bem como profissionais autônomos, têm se aproveitado da rede social para estar presente no Instagram e gerar vendas.
Para o fortalecimento da imagem, no entanto, é importante fazer bom uso dos recursos disponíveis no Instagram. Algumas dicas simples, mas estratégicas e fáceis de implementar podem fazer a diferença nos resultados da empresa.
Se você é iniciante no Instagram, acompanhe!
Familiarize-se com os termos

Com alguns dias de uso do Instagram, você irá perceber que a rede social tem uma linguagem própria. O primeiro passo, portanto, é ter familiaridade com alguns desses termos.
Bio – derivado de biografia, indica perfil.
Destaques – são aquelas “bolinhas no perfil”, que servem para destacar os principais stories.
CTA – do inglês, call to action, é uma chamada que incentiva o usuário a realizar alguma ação.
Direct – recurso que permite trocar mensagens e fotos, de maneira privada com os seguidores.
Engajamento – envolvimento e reação dos usuários nos conteúdos.
Hashtags – palavra ou termo usado com # para categorizar as publicações no Instagram.
Conta pessoal x conta profissional
Desde 2016 que o Instagram liberou no Brasil a opção de perfil comercial para diferenciar marcas e pessoas.
Apesar de muita gente acreditar que a conta comercial serve apenas para deixar o perfil com uma cara mais profissional, há muitas outras vantagens.
A primeira delas é a presença de CTAs úteis na forma de botões como “Ligar”, “Enviar e-mail”, “Como chegar”, entre outros. Dessa forma, você consegue direcionar seu público para que ele vá aonde você deseja. Para ter acesso, basta ir até as configurações do seu perfil comercial e inserir os dados necessários para cada um dos botões.
Outra vantagem do perfil comercial é a possibilidade de analisar métricas do perfil dentro do aplicativo. Você consegue ter informações básicas sobre os seus seguidores, como a distribuição de gênero, de idade e das principais localidades, o que incidem em otimização de resultados.
A conta comercial ainda permite anúncios e impulsionamento de posts, que são imprescindíveis para consolidação da marca — mas sobre isso iremos falar em outro artigo.

Tantas vantagens fazem com que o perfil profissional seja o mais adequado às empresas.
Se você ainda não aderiu ao perfil profissional, saiba que é bastante fácil modificar o seu perfil e começar a usufruir desses benefícios. Basta clicar na engrenagem na parte superior direita do seu perfil e encontrar a opção “mudar para o perfil comercial”. Ao clicar, você já será encaminhado para uma tela de boas-vindas do recurso. Aí é só seguir o passo a passo.
Como conseguir seguidores
Pode parecer óbvio, mas a melhor forma de conseguir seguidores no Instagram é usando todos os recursos que a plataforma disponibiliza. Mais do que compartilhar fotos, o Instagram permite compartilhamento de vídeos curtos de, no máximo, 1 minuto, e também do Boomerang – aplicativo que permite criação de pequeno vídeo que se assemelha a um GIF.
Vale lembrar que a qualidade da imagem e o conteúdo importam bastante para que haja uma relação com seus seguidores. Veja algumas dicas rápidas para um Instagram de sucesso:
Capriche na qualidade da imagem: o Instagram é uma rede social de fotos e vídeos, portanto, seus seguidores esperam por boa qualidade. Fique atento à iluminação e ao ângulo da imagem. Certifique-se de que está postando um material que realmente valha a pena e que seja original.
Organize seu feed: seu perfil tem que ter coerência em relação a cores, formatos de fotos e vídeos. A padronização permite uma relação de intimidade com os seguidores, como se eles “reconhecessem” a marca de longe.
Cuidado com a frequência: inundar (floodar) a timeline com conteúdos sem relevância só irá resultar na perda de seguidores. Poste fotos no máximo três vezes ao dia e fique de olho nos relatórios do Instagram para escolher os melhores momentos.
Use a legenda certa: elaborar um texto envolvente, que provoca reações nos seguidores – seja de afeto ou riso – encoraja as pessoas a interagirem com as marcas. Faça perguntas, mostre que você se importa com quem lê seu conteúdo. E, claro, preste bastante atenção à ortografia, concordância e erros de digitação.

Hashtags são para usar: uma das melhores maneiras de atingir um público maior no Instagram é inserindo hashtags na descrição da postagem. Primeiro, crie uma hashtag com sua marca e coloque em todas as suas postagens. Depois, faça uma boa pesquisa e selecione as hashtags relacionadas ao que você vende – seja serviço ou produto – e as insira. Mas vale lembrar que devem ser usadas com critério: no máximo 7 por post.
A última recomendação para quem está iniciando agora o Instagram de maneira profissional é: interaja com seu público! Responder às principais dúvidas e aos comentários, curtir publicações de seguidores e seguir de volta algumas pessoas é fundamental para que o público se sinta próximo de sua marca e valorizado.
Gostou das dicas? Se na hora de colocar a mão na massa surgir alguma outra dúvida, lembre-se que podemos te ajudar nesse processo!
#Instagram #redessociais #mídiasociais #marketingdigital #mídiacrawl