Você sabe o que é um espaço/produto instagramável?


Em 2018, o conceito “instagramável” começou a ganhar força no Brasil, mas as agências de marketing já tinham se dado conta do seu potencial.


O termo tem origem nos "instagrammers", aqueles que não resistem a compartilhar um belo clique na rede social. Foram eles que inspiraram os marketeiros ao assumirem que escolhem onde ir pela "chuva de likes" que podem receber.


Nos Estados Unidos, espaços "instagramáveis" fazem sucesso. O Museu do Sorvete, com doces gigantes, teve ingressos esgotados na inauguração, em Nova York.


No Brasil, a moda pegou com o lançamento da Exposição @FunCast, em 2018. Inspirada em eventos realizados em Los Angeles, a primeira edição trouxe 25 ambientes interativos, inusitados e assinados por influenciadores e artistas para pessoas que buscam produzir conteúdo de destaque para serem compartilhados em redes sociais. (Aliás, se você ainda não garantiu as tão desejadas fotos, atualmente ela está exposta no Shopping Pátio Paulista, na capital).



O resultado você pode imaginar: as fotos geraram tanto desejo nas redes sociais que lotaram a exposição.


Bem, afinal, esse é o intuito do espaço instagramável: gerar uma boa experiência digna de registro no instagram.


A boa notícia é que você já não precisa viajar para interagir com cenários atraentes. Cada vez mais os estabelecimentos têm se dedicado a propor ambientes e cardápios instagramáveis, seja onde for.


Por que investir nesses espaços?


Embora as curtidas nas redes sociais não definam o seu negócio, sabemos que elas ajudam a gerar visibilidade dos posts. Ou seja, se você não pretende impulsionar o conteúdo, é preciso ser muito criativo e paciente para crescer, se destacar dos concorrentes e aumentar o alcance da publicação de forma orgânica.


É aí que entram os espaços instagramáveis. Eles ajudam o seu negócio gerando conteúdo e tráfego orgânico através da experiência do cliente. Afinal, já falamos aqui que nada melhor que o boca a boca para valorizar seu negócio - o tal do UGC.


O fato é que as redes sociais dão muita força a essa indicação “amiga”! E por que não se aproveitar disso?


As pessoas ficam muito mais interessadas em um lugar ou produto, quando vêem que alguém que elas confiam já esteve lá. Se elas veem uma foto bacana em seu hotel, restaurante ou loja, automaticamente elas desejam fazer também uma foto naquele local, principalmente se essa foto representa seu estilo de vida e gostos pessoais.


Como criar um espaço instagramável?


Aqui, começamos com duas dicas bem básicas: use muitas cores e pense em uma maneira criativa de expressar o lifestyle da sua marca/negócio.


Vamos para algumas dicas e inspirações que funcionam bem:




>> Beco do Batman, na capital paulista, mostra o poder do grafite e da imaginação.

Crédito: Café Viagem




>> Galeria Melissa, loja-conceito da marca na rua Oscar Freire (SP), ganhou nova fachada no início de agosto e é ícone de espaço interativo.

Crédito: Divulgação




>> Um prato bem apresentado pode falar mais que mil palavras…

Crédito: Freepik




>> Frases criativas: na embalagem, na parede, na louça. As frases expressam crenças e fortalecem o posicionamento da sua marca ante os consumidores em um click.

Crédito: Freepik


Como criar sua campanha de marketing no espaço instagramável


Já criou seu "cantinho da foto"? Muito bem, meio caminho andado.


Agora, lembre-se: estamos falando de experiência - e ninguém vai querer compartilhar elas se forem ruins.


Por isso, certifique-se de que a experiência proporcionada será das melhores. Treine sua equipe, ofereça bom atendimento, apresente produto de qualidade.


Importante: na hora da foto, lembre-se de criar uma #hashtag que não esteja em uso para rastrear sua campanha e incentivar o uso pelos visitantes.


Por fim, faça #repost desse conteúdo gerado por eles na sua página, despertando o desejo de quem ainda não passou por ali, gerando engajamento dentro e fora das redes!