Marketing digital para datas comemorativas: use a seu favor

25/10/2019

 

Geraldo trabalhava em uma multinacional e vislumbrou no mercado pet a oportunidade para empreender. Criou sua marca, contatou fornecedores, montou sua loja e fez clientela.

 

Nas redes sociais, divulgava apenas seus produtos e, vez ou outra, promoções. O cenário de constante evolução do setor acabou, no entanto, por estagnar as vendas de Geraldo. Ele sabia que precisava de novas estratégias – só não sabia quais.

 

Um dia uma cliente comentou que adorava fantasiar seu cachorrinho em datas comemorativas como Natal e Páscoa e divertia os familiares e amigos ao divulgar as fotos do bichinho. Foi aí que Geraldo teve um insight.

 

Sabendo da proximidade do Halloween, equipou sua loja com produtos temáticos para os pets e decidiu fazer posts patrocinados divertidos com alguns animaizinhos fantasiados, além de dar dicas de customização em roupinhas para a noite do Dia das Bruxas. Em poucos dias seu estoque de roupinhas e adereços acabou!

 

Provavelmente de maneira não intencional, Geraldo conseguiu alavancar suas vendas com uma das estratégias de marketing: o uso de datas comemorativas. Só que, para o negócio não estagnar novamente, ele precisava de duas coisas: conhecer mais seus clientes e ter um calendário em mãos. 

 

Mas por onde começar?

 

Antes de pegar o calendário, é importante frisar que não basta aquela folhinha da parede ou a que está ao seu lado no computador. Isso porque as únicas datas demarcadas nesses modelos tradicionais são os feriados instituídos a nível nacional – quiçá estadual. 

 

E para que essa estratégia do marketing digital ajude a alavancar as vendas, é necessário apostar em mais datas além daquelas propagadas constantemente pela mídia, como Carnaval, Páscoa, Natal, Dia dos Pais, das Mães e das Crianças.

 

É claro que essas grandes datas não devem ser ignoradas, até porque já são consolidadas como impulsionadoras de vendas, mas há outras que podem trazer significado para a marca da empresa e, consequentemente, para os clientes.

 

Na internet é possível encontrar calendários sazonais. E aqui vale uma diferenciação: datas comemorativas são aquelas fixas no calendário e datas sazonais são os períodos que se repetem anualmente, podendo ou não ter data concreta, como as Black Fridays, as mudanças de estações, as férias escolares, etc. Os bons calendários sazonais trazem todas elas.

 

Mas datas que são históricas para sua empresa – como o ano de fundação –, pouca gente sabe. Não se esqueça de anotá-las.

 

Conheça bem o seu público

 

Com o calendário em mãos, é hora de pensar no seu público. Se os homens forem seus principais consumidores, por exemplo, o investimento em posts no Dia dos Pais pode funcionar melhor que no Dia das Mães ou Dia das Mulheres. 

 

Se a empresa for do ramo alimentício, o Dia da Pizza e o Dia do Macarrão podem ser gatilhos para promoções e aumento de vendas. Bem como a Semana do Peixe, instituída exatamente para incentivar o consumo de pescados.

 

É claro que, para alguns segmentos, há mais datas passíveis de alinhamento, mas sempre há oportunidade para exercer a criatividade. E quanto mais informações obtiver a respeito do consumidor, mais oportunidades encontrará! É só olhar o exemplo do Geraldo.

 

Para ganhar dinheiro com as datas comemorativas e fidelizar clientes, vamos ajudar com um passo a passo.

 

1. Selecione as melhores datas

Nenhuma estratégia de marketing digital se dá sem planejamento. Por isso, é fundamental estudar o calendário anual com todas as comemorações previamente definidas. Todos os meses são repletos de datas comemorativas, porém nem todas são adequadas para o seu negócio. É preciso filtrar!

 

2. Explore todas as possibilidades

Após descobrir quais datas importam para seu público – e, que fique claro, isso pode variar ano a ano –, explore todas as possibilidades. Personalize produtos e serviços, faça promoções, crie condições especiais que incentivam o cliente a comprar ou acompanhar suas redes sociais. 

 

3. Se antecipe

As grandes datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, são fundamentais para projeção e vendas, mas é importante saber que elas são concorridas. O seu conteúdo, portanto, deve se destacar. Por isso, é preciso se antecipar, contar com um bom planejamento e uma equipe qualificada para que o marketing digital dê certo.

 

4. Acompanhe

Uma das principais vantagens do marketing digital é poder acompanhar as interações e resultados. Então não se esqueça das métricas. Analise todas as campanhas e use-as para planejar as próximas ações.

 

As datas comemorativas e sazonais, mais que alavancar vendas, devem ser usadas para melhorar o relacionamento da empresa com seu público, encantar os clientes e fidelizá-los. E para que estejam a seu favor, é importante contar com profissionais que dominem as estratégias e acompanhem os resultados. 

 

Aqui na Mídia.Crawl nós podemos te ajudar. Entre em contato!

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram