“Memes não servem para nada! É verdade esse bilete”

10/12/2018

Aprenda a utilizar os memes em sua estratégia de marketing digital

 

Difícil encontrar alguém que não adore um meme, não é mesmo? Divertidos e com grande capacidade de engajamento, eles entraram no radar de diversas empresas que passaram a enxergar sua potencialidade para divulgar marcas e serviços. Mas, será que você sabe como utilizar os memes em sua estratégia de marketing digital? Continue aqui com a gente!

 

Origem dos memes

Engana-se quem pensa que o termo meme é novo. Utilizado pela primeira vez em 1976 pelo cientista Richard Dawkins em seu livro “O Gene Egoísta” — The Selfish Gene —, o conceito fazia referência a uma ideia ou informação capaz de se multiplicar entre as pessoas. De acordo com o autor, esse compartilhamento poderia ser feito por meio de conversas e livros, e representaria uma evolução cultural.

 

Foi somente no final da década de 90 que ele começou a ficar mais conhecido pela forma como é utilizado nas redes sociais. E isso graças aos weblogs que permitiam que os usuários postassem links que gostassem para depois compartilhar com outras pessoas na rede.

 

Mas, afinal, o que são memes?

O termo meme vem do grego, como redução de “mimesis” cujo significado é “imitação; “cópia”. Ao ser adaptado para o universo online, ele ganhou sentido de reuso de imagens, frases, vídeos ou sons em um contexto humorístico, geralmente diferente da versão original. Além disso, os memes são caracterizados por seu poder de viralização, uma vez que se espalham rapidamente pela internet.

 

Como usá-los em uma estratégia de marketing digital?

Pensa só: é muito mais fácil conseguir a empatia de alguém em um momento de descontração, certo? E o meme faz justamente isso, afinal, ele conecta as pessoas por meio da brincadeira, aproveitando um momento de informalidade para criar um laço de confiança e até de certa intimidade.

 

Mas, atenção: se a sua marca não tem espaço para “brincadeiras”, pois é conhecida pela seriedade, pode ser inapropriado a inserção dos memes. Agora, se a sua empresa tem esse tipo de abertura, então não pense duas vezes em investir neles.

 

Tendo isso em mente, é hora de começar!

 

Saiba qual o perfil de sua marca

Ter esse entendimento é importante, afinal, é preciso conhecer o comportamento do seu cliente na internet. Pense no tipo de conteúdo que ele mais gosta e compartilha, e qual canal é mais utilizado por ele.

 

Não se esqueça do contexto

Utilizar um meme fora de contexto é um erro.  Procure entender o tema que está girando em torno dele e cheque se vale a pena relacioná-lo à sua marca.

 

Não perca o timing

Para que sua empresa tenha sucesso ao utilizar um meme é importante que o faço dentro do timing. Assim, ao ver um conteúdo viralizado e que possa fazer sentido para a sua marca, não perca tempo!

 

Memes de sucesso

Fizemos uma seleção com alguns memes que bombaram na internet nos últimos anos. E, como não poderia deixar de ser, utilizamos alguns em nossas redes sociais e também de nossos clientes. Confira!

 

É verdade esse bilete

O meme surgiu após um menino de 5 anos do interior de São Paulo tentar enganar a mãe com um bilhete falso. No bilhete, ele fingia ser sua professora informando que não haveria aula, e no fim ainda afirma que "é verdade esse bilete".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo eu

 

Frase célebre da vilã de “Senhora do Destino”, Nazaré Tedesco. No contexto do meme, ela ganhou sentido de “achou que poderia me enganar?”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sucesso

Esse bebê se chama Sammy e tinha 11 meses quando a foto foi feita. Conforme os pais, ele estava brincando na areia e acabou caindo na rede.

 

 Diz que

Esse meme nasceu como forma de satirizar aqueles que dizem conhecer bem algo ou um lugar, mas que nunca vivenciaram situações cotidianas ou reais.

 

Minha cara quando

A ideia aqui é satirizar alguma situação cotidiana capaz de nos deixar um pouco desconfortável.

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram