SMS Marketing: como utilizar com sucesso na comunicação

08/11/2018

Você sabe o que é SMS Marketing? Como usar? Quais são consideradas boas e más práticas? Então, prepare-se para conhecer mais sobre essa ferramenta

 

O celular já faz parte do cotidiano das pessoas há muito tempo. Hoje, já existe mais de um aparelho por habitante no Brasil. E esse número só tende a crescer.

 

Com esse importante dado em mãos, é possível pensar em maneiras efetivas de se comunicar com seu público. Assim, uma plataforma tão importante quanto o SMS Marketing não pode ser deixada de lado.

 

Pensando nisso, decidimos fazer um guia de como usar essa ferramenta a seu favor: definição e diferença de outros tipos de SMS; quais são os cuidados necessários; além de dicas de como otimizar essa opção. Aproveite a leitura!

 

O que é SMS Marketing

 

O Serviço de Mensagens Curtas, ou em inglês Short Message Service (SMS), é um serviço disponível nos celulares. Por meio dele, é possível enviar mensagens com até 160 caracteres, sem imagens ou arquivos multimídia. No Brasil, ficou conhecido também pelo termo popular “torpedo” — devido a velocidade de envio das mensagens.

 

Conforme seu uso começou a se popularizar e ganhar força, o SMS passou a ser usado para fins de marketing. Assim, empresas passaram a usar mensagens de texto para se comunicar com seus clientes efetivos e potenciais. Nasceu o SMS Marketing.

 

Diferença entre SMS Marketing e SMS Corporativo

A diferença entre esses dois tipos de mensagem está em sua finalidade. Por um lado, o SMS Marketing busca vender um produto/serviço, visando gerar lucro para a empresa; do outro lado, o SMS Corporativo é usado para comunicação entre uma empresa e seus clientes, colaboradores, sócios.

 

Dicas de como utilizar o SMS marketing para incrementar suas vendas

 

O SMS conta com algumas vantagens sobre seus concorrentes. Vale a pena dizer, por exemplo, que mais de 97% das mensagens de texto são abertas, contra apenas 22% dos e-mails. Ainda com relação às mensagens de celular, mais de 90% delas são abertas em até 3 minutos após serem recebidas. Esses dados, aliados ao grande número de celulares no Brasil, fazem desta uma excelente plataforma para ser explorada. E, com isso, incrementam suas vendas.

 

Portanto, confira algumas dicas sobre como utilizar o SMS Marketing para dar um up em seu negócio.

 

Timing correto

Saiba qual é a hora e o momento certo de mandar “aquela” mensagem. Estude bem os hábitos de seu público-alvo — em que horário mais usam o celular? Esteja atento também a sempre enviar mensagens em horário comercial. Imagine como é desagradável ser acordado pelo celular no meio da noite. Também leve em consideração datas e períodos comemorativos. Use o calendário e o relógio ao seu favor.

 

Segmente seu público

Antes de tudo, conheça bem quais são os públicos com os quais você irá se comunicar. Assim, você poderá criar estratégias diferentes para cada um deles. Dessa maneira, utilize mensagens específicas para cada faixa etária, sexo ou localidade, por exemplo. Esse tipo de comunicação segmentada aproxima o cliente de seu negócio.

 

Atente-se à ortografia

Tenha muito cuidado com a ortografia. Embora o SMS tenha um caráter descontraído e permita uma linguagem mais coloquial, é preciso respeitar a Língua Portuguesa. Além do mais, mensagens bem escritas trazem credibilidade — especialmente hoje em dia, em que inúmeras mensagens falsas são enviadas, todas com erros grotescos de português.

 

Ofereça Promoções e Descontos Exclusivos

Se um dos principais motivos que levam o cliente a desistir de uma compra é a indecisão, o que lhe falta é um incentivo. Assim, o envio de promoções e descontos exclusivos para os usuários de SMS é a melhor forma de atrair clientes. Também é ótima estratégia para fazer com que uma eventual compra seja finalizada, ou ainda, fidelizar um consumidor.

 

SMS Marketing e a legislação

 

É preciso estar atento às regras legais estipuladas para a utilização do SMS. A Agência Nacional de Telefonia (Anatel) regulamenta o envio de mensagens por telefone desde 2012. Foi necessária essa vigilância sobre as operadoras, uma vez que antes disso, o envio indiscriminado desse tipo de SMS gerava muito incômodo  aos usuários.

 

Desta forma, ficou determinado que o cliente só deve receber as mensagens se consentir com isso. Tenha sempre em mente essa importante regra: pergunte ao cliente se ele deseja receber mensagens comerciais.

 

Além disso, também foi estipulado que todo serviço de mensagem deve oferecer uma opção de cancelamento. Ou seja, ao enviar de volta a mensagem SAIR, em qualquer momento, o consumidor não deve receber mais nenhum SMS. São os famosos Opt-In (consentir) e Opt-Out (sair).

 

Seguem outras determinações que as prestadoras devem seguir com relação ao uso do SMS Marketing:

 

  • Frequência moderada;

  • Envio restrito ao horário comercial;

  • Não é permitido enviar SMS em domingos e feriados;

  • Quantidade máxima de caracteres variando entre 140 e 160 caracteres;

  • É obrigatório que o remetente se identifique no final da mensagem;

  • É proibido disseminar ideias de cunho político ou religioso;

  • É preciso identificar o assunto, que deve estar associado à marca da empresa;

  • A empresa terá que oferecer relatórios das mensagens enviadas e recebidas.

 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa que enviar SMS para um cliente sem sua prévia autorização, pode ser multada. E o valor pode ser bem alto — a multa pode atingir o valor de R$ 6,5 milhões.

 

Agora que você já conhece o funcionamento e as vantagens do uso do SMS Marketing, que tal considerar essa opção de comunicação para a sua marca?

 

Pode ser que a distância entre seu negócio e o sucesso tenha menos de 160 caracteres...

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram