Seu negócio está pronto para a Black Friday?

04/11/2019

 

Importada para o Brasil desde 2010, a Black Friday é sinônimo de descontos e oportunidade de negócios. E até mesmo os negativistas — que receiam as filas e fraudes — esperam por essa época do ano para dar uma espiadinha nos preços. 

 

Faltando pouco menos de um mês para a Black Friday, que neste ano será em 29 de novembro, como o seu negócio está se preparando? Lembre-se que, diante da Black Friday, você tem três opções: não participar do evento e, portanto, não ter trabalho; participar e proporcionar uma péssima experiência para seus clientes; ou participar e ter êxito nos negócios.

 

Como a Black Friday hoje é uma das principais datas do varejo e queridinha dos brasileiros, a primeira opção logo deve ser descartada. E como a adesão de comerciantes não para de crescer, tanto em lojas físicas quanto online, para se sobressair é preciso se planejar.

 

Para garantir ótimos resultados, proporcionar uma experiência positiva aos clientes – a terceira opção, portanto! – e se destacar da concorrência, é mais que necessário divulgar sua marca de forma eficiente. E isso pode ser feito por meio do marketing digital.

 

Há erros comuns cometidos por diversas empresas e lojas virtuais que acabam comprometendo a participação no evento. Para que isso não aconteça, é importante ter estratégias claras e planejadas de marketing para atrair os consumidores e alcançar grandes resultados, que podem se estender muito depois da data.

 

Quer potencializar as vendas para a Black Friday com estratégias do marketing digital? Fique ligado nessas dicas!

 

Lembre-se do ano anterior

Se em 2018 você participou da Black Friday, avalie quais foram seus resultados a fim de que possa aprimorar suas estratégias. Reúna todos os dados referentes às vendas concretizadas e conversões para suas mídias. A análise da taxa de rejeição, acessos aos posts e ROI das ações de marketing permitem entender o que funcionou bem e o que precisa ser revisto, além de apontar por qual caminho seguir. 

 

Conheça seu público (persona)

Definir o cliente ideal para seus produtos ou serviços é importante na hora de montar estratégias. Onde está seu cliente? Por quais dispositivos ele prefere comprar? Quais descontos costumam atraí-los com frequência? Assim que mapear seu público, é mais fácil criar formas eficientes para impactá-lo.

 

Como a Black Friday gera grande expectativa nos consumidores, utilize esse sentimento lembrando seus clientes da data e compartilhando as ofertas que estarão em vigor. É desta forma que montará uma base sólida de usuários.

 

Defina os canais de divulgação

Com o marketing digital você pode aproveitar os recursos de diversos canais como as redes sociais, o e-mail marketing e o seu próprio site. 

 

Por exemplo: como o e-mail marketing é uma ferramenta bastante acessível e que tem grande alcance, aproveite para divulgar pré-ofertas para a Black Friday e instigá-los a continuar acompanhando a comunicação da marca.

 

De maneira geral, explore o que cada plataforma tem de melhor para oferecer ao seu negócio. 

A escolha do canal deve ter como base o alcance do seu púbico para aumentar suas chances de conversão. Assim que escolher os canais de comunicação, faça um cronograma de publicações.

 

Patrocine campanhas

Campanhas patrocinadas geram mais conversão, leads e vendas. Então essa é a hora de investir em ações como Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e YouTube. Por mais que seja interessante anunciar em mais de um canal, lembre-se de se atentar para onde está seu público-alvo. Impulsionar publicações e trabalhar com influenciadores pode ser uma boa opção para alavancar as vendas.

 

Ofereça descontos de verdade

Se muita gente ainda associa Black Friday ao termo fraude, é porque algumas empresas maquiaram os preços para que eles parecessem melhores durante a data. Não seja uma delas! As pessoas já estão atentas ao que realmente é vantajoso e enganar potenciais compradores é jogar fora a chance de fidelizá-los. Ofereça descontos realmente incríveis e suas vendas serão um sucesso!

 

Fique atento ao mobile 

As vendas por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets aumentam a cada ano. Por isso, esteja preparado para facilitar a experiência do usuário. Se não quiser perder vendas, tenha um site preparado para ser acessado por dispositivos móveis e que tenha boa navegação.

 

Utilize o WhatsApp

As pessoas hoje têm usado o WhatsApp – e praticamente só ele – para se conectar com amigos e familiares, seja por meio de textos, vídeos, figurinhas, áudios e ligações. Se o aplicativo está intrínseco às relações sociais, por que não estaria nas comerciais?

 

Hoje é possível potencializar seus resultados fazendo vendas pelo WhatsApp. Mantenha clientes cadastrados, envie as ofertas, tire dúvidas e seja solícito. Quanto mais praticidade para seus clientes, melhor!

 

Essas são algumas ações de marketing digital que podem ajudar a alavancar as vendas na Black Friday. Mas, não deixe para a última hora. Aproveite todo o potencial da data para criar expectativas no seu público. A hora é agora!

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram