Qual a relevância da assessoria de imprensa em tempos digitais?

23/05/2019

 

Embora acabe passando despercebida em grande parte das discussões envolvendo conteúdo para internet, a assessoria de imprensa ainda tem o seu valor

 

A forma como a comunicação tem sido feita definitivamente mudou com o advento da internet. Dessa forma, a produção de conteúdo para mídias sociais acabou sendo o destaque de muitos projetos de comunicação, deixando em segundo plano estratégias que envolvem abordagens mais antigas, como a assessoria de imprensa. O que poucos salientam, no entanto, é que a assessoria de imprensa não concorre com a produção de conteúdo digital, mas agrega. Quer saber como? Acompanhe esse artigo.

 

O que é assessoria de imprensa?

 

É papel da assessoria de imprensa cuidar da imagem da empresa, e da sua atuação perante os meios de comunicação. Também é responsabilidade dela fornecer bom conteúdo para os meios de comunicação — sejam eles offline ou online. Ou seja, podemos estar nos referindo ao rádio, tv, jornal e internet e todas as suas ramificações possíveis.

 

Esse conteúdo com o qual a assessoria de imprensa trabalha, na maioria das vezes, é o press release, material utilizado como base para entrevistas, matérias e outros tipos de publicações.

 

Também cabe ao assessor de imprensa cuidar e gerir eventuais crises relacionadas à comunicação dentro da empresa. Já nos pequenos negócios, a exposição da marca na imprensa, quando feita de uma maneira correta, pode atrair os olhos do público, eventuais parcerias e investimentos.

 

Assessoria de imprensa: antes e depois da internet

 

Quando nasceu, a assessoria de imprensa atuava de maneira totalmente diferente ao que se pode imaginar hoje. Não havia internet, e os meios de comunicação, como rádio e jornal impresso, davam as cartas. Nesta época, as notícias eram transmitidas por telex, telefone ou fax. Havia muito preconceito por parte dos profissionais de jornalismo, que consideravam a profissão uma espécie de subemprego, na qual só atuavam aqueles que não conseguiam prosseguir nos meios mais tradicionais.

 

Hoje em dia, no entanto, tudo se tornou mais ágil e as possibilidades foram ampliadas: dá para realizar uma entrevista por videoconferência com alguém do outro lado do planeta. Isso tudo sem sequer haver a necessidade de que as pessoas se conheçam pessoalmente. No entanto, por ser majoritariamente realizado com base na internet, o trabalho das assessorias de imprensa acaba se confundindo e até rivalizando desnecessariamente com outras práticas — especialmente a do marketing de conteúdo.

 

Assessoria de imprensa X marketing de conteúdo

 

Por trabalharem com produção de conteúdo, as duas áreas acabam sendo confundidas quando analisadas superficialmente, e por isso, muitas vezes deixam de ser usadas em conjunto, quando o resultado poderia ser bem mais proveitoso.

 

O marketing de conteúdo, embora trabalhe com a produção de conteúdo, tem um objetivo bem específico de atrair a atenção de um certo perfil de público, buscando fidelizá-los  através da entrega de um conteúdo rico e valoroso.

 

Mas ainda assim, com ambos buscando, de uma maneira ou de outra, atrair visibilidade para sua empresa, as áreas são comumente colocadas como diferentes. Costumam ser tratadas em muitas empresas até como rivais, fazendo com que seja escolhida uma em detrimento da outra.

 

Se aproveitar das duas, basicamente só tem bons resultados a lhe oferecer, sendo necessário que elas trabalhem em sintonia uma com a outra. Comunicando-se, as duas áreas vão conseguir extrair o que de melhor há na outra, como a otimização de SEO, que pode alçar o conteúdo de uma assessoria de imprensa. Ou, ainda, a utilização de técnicas de escrita jornalística para enriquecer o conteúdo direcionado ao marketing.

 

Dessa forma, sua marca só tende a conseguir ainda mais visibilidade. Seja por meio da imprensa, especializada ou generalista, seja por conteúdos voltados para blogs, press release, redes sociais e todos os meios onde ambas áreas atuam.

 

Tenha a certeza de que os esforços tanto da assessoria quanto do marketing de conteúdo conversam um com o outro, e convergem para o mesmo ponto. De nada adianta uma comunicação grande que não indique o mesmo caminho para seus clientes, que não lhe entregue a mesma mensagem — aquela que, ao fim das contas, você quer que as pessoas comprem de você e sua empresa.

 

Com a consciência de que assessoria de imprensa e marketing de conteúdo podem trabalhar juntos, fica mais fácil extrair o melhor resultado dessa parceria. No fim das contas, quem sai ganhando é a sua empresa, que conseguirá criar fortes laços com seu público por meios diferentes.

 

E se você também quer se aproveitar dessa parceria, e continuar conhecendo todo o potencial que a comunicação tem, continue de olho aqui em nosso conteúdo. Aliás, quem sabe batendo um papo e tomando com cafézinho conosco aqui na Mídia.Crawl não surgem outras parcerias que podem ser ainda mais vantajosas para o seu negócio? É só dar uma passadinha, estaremos lhe aguardando com toda a atenção que você e sua empresa merecem.

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram