Métricas da vaidade: espelho meu, alguém tem mais likes do que eu?

21/06/2019

 

Quando ouvimos falar que uma pessoa ou empresa é "famosa" no Instagram, a primeira coisa que olhamos ao entrar em seu perfil são seus números. Aliás, esse pode ter sido o critério utilizado por quem nos passou essa informação para considerar aquela marca, podemos chamar assim, conhecida. O número de likes em uma publicação supõe admiração pública por aquele conteúdo. Se tratando da imagem de uma pessoa, ela é tida como referência para outras. No caso das empresas, a impressão passada é de que aquele produto ou serviço é, no mínimo, cobiçado. Mas isso condiz com a realidade? Infelizmente, não. E o dano causado por métricas de vaidade com pouco rendimento pode ser gigantesco para o psicológico de todos.

 

Pensando nisso, o Instagram anunciou testes para ocultar dos seguidores a quantidade de curtidas recebidas nos posts. Somente o dono da conta terá acesso a essa informação. Pretende-se diminuir a ansiedade do usuário por resultados positivos nesse tipo de métrica, que tem como desfecho a sede por aprovação de quem o acompanha nas redes. Atitude válida em meio a discussão atual sobre saúde mental e medidas de prevenção de problemas psicológicos.

 

No mundo dos negócios, profissionais de marketing digital quebram suas cabeças analisando dados que digam realmente o quanto o público das redes sociais de uma empresa vai significar nas vendas do cliente, mas se vêem obrigados a ser agressivos na estratégia porque, para muitas pessoas, métricas de vaidade são o que valem.

 

A iniciativa demonstra não só a preocupação com quem posta, como com quem segue. O zelo da rede social com o internauta que acompanha uma personalidade ou uma marca é demonstrado quando ela percebe a perda de qualidade do conteúdo e incentiva, por meio de uma transformação, a relevância do que é oferecido através de seu serviço. Embora ocupações como o de um digital influencer dependam muito do resultado dessas métricas de vaidade, é possível utilizar o novo modelo de presença no Instagram a seu favor. Afinal, não é de hoje que se acompanha o desempenho em mídias sociais nos bastidores e o responsável pelo conteúdo não precisa ter essa informação exibida para saber qual resultado terá com seus números, certo?

 

Aqui na Mídia.Crawl sempre explicamos o risco de os clientes se basearem apenas nas chamadas “métricas de vaidade”. Curtidas e números de fãs, efetivamente, não ajudam a tomar decisão alguma. Elas medem somente a quantidade e não a qualidade. Em termos de conversão para sua marca, o que isso representa? Provavelmente nada.

 

A seguir, listamos algumas métricas que realmente fazem a diferença naqueles números que são verdadeiramente importantes.

 

Alcance

O alcance orgânico é aquele que acontece de forma natural, sem a necessidade de uma intervenção. Por vezes, é fraquíssimo, devido à disputa de espaço do post na linha do tempo. O alcance gerado por promoção de conteúdo é chamado de alcance pago, e pode aumentar o índice desse resultado. É importante não confundir com as impressões, que são as vezes que o conteúdo passou pela tela do usuário. O alcance apresenta o número de pessoas que foram impactadas pela publicação.

 

Engajamento

Qualquer ação desejável na publicação é considerada engajamento. Curtidas, comentários, cliques são as formas de interação que compõem o engajamento. Multiplicando o número de ações por 100 e dividindo pelo número de impressões, se obtém a taxa de engajamento. As curtidas, como falamos anteriormente, podem estar nas métricas de vaidade, mas isso não quer dizer que não são bons sinais no marketing digital. Tudo depende da forma como são analisados os dados.

 

Custo por clique

A principal característica importante do custo por clique é que, sendo uma estratégia de conteúdo atrativo, ele não se baseia apenas na visualização e sim na ação. Na análise, é necessário comparar o número desses cliques com os dados sobre conversões. A medida é conseguir o maior número de cliques pelo menor investimento, para que haja resultado positivo dessa iniciativa.

 

Pixel Facebook

Um código colocado no código fonte do site que monitora tráfego, leads e conversões. De forma única, o pixel fornece os dados relevantes do comportamento do público em relação à rede social e, consequentemente, ao site, oferecendo conteúdo específico para um potencial cliente que já demonstrou algum tipo de interesse no que foi ofertado. Dentre as informações relevantes que o pixel disponibiliza, está o tempo de permanência do internauta no site, por exemplo.

 

Os resultados da presença digital de uma marca na internet vai muito além das métricas da vaidade. Na Mídia.Crawl somos especialistas em avaliar quais dados são mais relevantes para atingir o objetivo do cliente, além de fazer monitoramento constante de cada uma das métricas. Conte conosco para aprimorar seu espaço nas mídias sociais! Esperamos por você.

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram