6 motivos porque você não pode viver sem internet (e porque não deve se render totalmente)

14/06/2018

Recentemente a greve dos caminhoneiros nos mostrou como seria o mundo sem combustível. Já imaginou como seria sem internet?

 

 

Quem nunca ficou sem créditos no meio do mês, viajou para um lugar sem sinal ou perdeu o sinal do wi-fi? Confesse: sem internet você certamente já se sentiu imobilizado.

 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, 30,6% das residências brasileiras não possuíam internet em 2016. A falta de interesse no serviço foi o principal motivo para quase um terço desse público. Todos os outros 70% de brasileiros não conseguem imaginar sua vida sem internet. Você também permitiu que a tecnologia invadisse o nosso cotidiano se tornando “escravo” dela?

 

Confira a lista da Mídia.Crawl com 6 motivos pelos quais você não pode mais viver sem internet (e também os 6 motivos pelos quais você não deveria se render totalmente):

 

1. Economiza o seu tempo

Com o avanço da tecnologia e advento da internet, cada vez mais as empresas têm se preocupado em adaptar seus canais digitais para melhorar,o relacionamento com o consumidor. Com isso, inúmeras facilidades surgem, como a possibilidade de pagar contas e realizar transações bancárias pela internet. Considerando que 94,6% dos brasileiros que acessam a internet o fazem através do celular*, fica ainda mais evidente essa urgência pela praticidade.

 

Cuidado: Apesar da facilidade, está aqui um motivo para não se render totalmente à mordomia: 2017 ficou marcado por muitos acontecimentos no mundo da segurança da informação. Decerto, eles reafirmaram a necessidade de investimentos em prevenção contra ataques virtuais e proteção de dados corporativos. Por isso, somente forneça informações pessoais e senhas aos sites quando tiver certeza da sua segurança.

*Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE

 

 

2. Te leva para onde quiser

 

Além de diminuir distâncias, possibilitando a comunicação com qualquer local do mundo, a internet rapidamente, deixou no passado as listas telefônicas e mapas impressos. Trabalhando com sistemas de mapas como o Google Maps, difícil quem não dependa dela para desbravar, novos caminhos — afinal, rota e informações do trajeto somente são atualizadas quando o aparelho está conectado à web. Além disso, ninguém melhor para fornecer telefones e endereços que o querido Google. Aliás, mais recentemente, um novo hábito tomou conta desse universo: o Whatsapp e o envio da localização, que te leva para onde precisar,ao transformar o seu endereço em uma localização geográfica.

 

Cuidado: Para não cair na armadilha do sinal fraco ou do fim do bando de dados no meio de uma viagem, saiba que existe uma forma de usar o GPS no modo offline e ainda assim ver o trajeto. Ademais, o Google Maps também tem uma função que permite baixar os mapas quando estiver conectado para poder ver depois.

 

3. Intensifica a comunicação

Em meio às mudanças de hábitos da era da comunicação, a forma de se relacionar também ganhou um caráter digital e você já deve ter percebido isso. Os números levantados pela Amostra de Domicílios Contínua mostraram que enviar e receber mensagens de texto, voz ou imagens por apps foi a razão de 94,2% dos brasileiros terem usado a Internet. Em terceiro lugar, com 73,3%, vieram conversas por chamadas de voz ou vídeo, por meio de mensageiros como Skype, WhatsApp e Facebook Messenger.

 

Cuidado: Quantas vezes você não deixou de encontrar alguém porque a mensagem ficou presa no seu aparelho,e só depois de horas você percebeu que estava sem internet? Apesar de menos usado, o telefone ainda existe!

 

4. Contribui com o comércio de bens de consumo e serviços

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017 o mercado e-commerce registrou um crescimento de 12%. Para este ano, a associação projeta crescimento de 15%.

 

De acordo com o estudo, o principal motivador das compras online são as buscas no Google (52%). Esse novo comportamento - aliado ao hábito de buscar informações sobre os serviços e produtos antes da compra - incentivaram a evolução do marketing digital, com estratégias que incluem Google Adwords, e-mail marketing e redes sociais.

 

Cuidado: Lembre-se que por trás das máquinas e dos dados coletados existe um consumidor real. Para obter resultados nas campanhas online, procure conhecer suas dores.

 

5. Entrete

Com o surgimento da internet, uma das coisas que realmente mudou foi a forma como se ouve, vê ou lê o conteúdo de entretenimento. Aplicativos de música, canais do Youtube, serviços de streaming de vídeos como o Netflix são algumas das novas opções para consumir e compartilhar deste conteúdo.

 

Essa tendência é confirmada na Pesquisa Nacional do IBGE, que mostrou que a segunda finalidade mais comum à web entre os usuários (76,4%) foi assistir a vídeos - programas, séries e filmes.  

 

Cuidado: Ficar à mercê da internet para se distrair pode acabar em um grande tédio nos dias em que o sinal estiver ruim. Procure outros meios de se entreter interagindo com o ambiente e pessoas ao redor.

 

6. Informa

Segundo a pesquisa Consumo de Notícias do Brasileiro*, os Portais de Notícias (28%) foram apontados pelos brasileiros como o veículo de informação mais utilizado, seguido dos Jornais Online (26%) e TV (22%).

 

O poder das mídias sociais digitais também foi evidenciado na pesquisa: 78% dos respondentes disseram utilizar esses canais para se informar. Similarmente, o Whatsapp também foi citado por 10% dos pesquisados como fonte de informação.

 

Cuidado: Apesar do grande uso, as mídias sociais possuem o menor índice de credibilidade entre as mídias. Embora a internet propicie uma facilidade em disseminar informações, permite também que uma notícia falsa seja compartilhada por milhões de pessoas em minutos.

 

* Realizada em parceria entre a Advice Comunicação Corporativa, agência associada da Aberje, e a BonusQuest

 

E você, vai se render ou resistir?

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram