10 táticas para aumentar o engajamento nas redes sociais

20/03/2018

 

Vamos partir do princípio que a sua empresa já conta com as redes sociais em sua estratégia de marketing digital. O problema é que somente agora você se deu conta de que ter somente uma fan page não foi suficiente para trazer bons resultados. É preciso fazer com que seus fãs e seguidores curtam, comentem e compartilhem seus posts.

 

Se você quer saber como fazer isso, continue a leitura e confira agora as 10 táticas para aumentar o engajamento nas redes sociais.

 

0. Saiba quem é a sua persona

 

Okay, dissemos que seriam 10 táticas, mas não dá para pensar em nenhuma estratégia de marketing digital sem conhecer a persona do seu negócio. É por isso que ela está como “0”.

 

Persona é o perfil semi fictício do seu cliente ideal. Conhecê-la é fundamental para entender quais são as dores desse cliente, qual linguagem ideal para falar com ela, em quais canais ela está e, principalmente, do que ela gosta e não gosta.

 

1. Varie nos formatos de conteúdo

 

Invista em diversos formatos de conteúdo, como textos, vídeos, links, imagens e gifs. Produções audiovisuais costumam atrair mais a atenção dos usuários, o que aumenta o alcance e o próprio engajamento. Com tanta informação passando no feed de notícias é importante saber se destacar.

Utilize o Facebook e o Instagram Insights para analisar que tipo de conteúdo gera mais alcance e/ou engajamento.

 

2. Utilize uma linguagem mais humanizada

 

Procure utilizar uma linguagem mais próxima do seu público. Isso ajudará a criar um diálogo com ele e a ampliar o relacionamento.

 

Uma alternativa é criar um personagem — isso se a sua persona permitir. Quem faz isso muito bem é o Magazine Luiza, que criou a personagem Lu. Por meio de uma conversa doce, educada e paciente, ela responde às dúvidas e comentários em suas redes sociais.

 

3. Responda as pessoas

 

Mostre-se atento e interessado pelos comentários de seu público. Responder às pessoas que comentaram em algum post aumenta o engajamento e a ideia de que sua marca se importa com elas.

 

Procure apenas ser natural e não forçar a barra.

 

4. Opte por textos curtos

 

As pessoas, em sua maioria, não estão nas redes sociais para consumir textos longos. Prefira textos curtos com no máximo três frases. Caso precise se aprofundar mais em algum assunto, publique-o em um blog e compartilhe o link em suas redes sociais.

 

5. Recompense o engajamento

 

Estimule seus fãs a compartilharem seus posts e recompense-os. Você pode, por exemplo, eleger aquele que mais engajou com sua marca e oferecer um desconto em determinado produto/serviço.

 

6. Mostre os bastidores

 

As pessoas são curiosas e adoram saber quem está por trás da marca. Mostre um pouco da sua rotina e quem faz parte dela. Revelar que você também é “gente como a gente” poderá ser um ponto a favor para o engajamento.

 

7. Mostre quem consome o seu produto

 

Faça posts com imagens das pessoas curtindo o seu negócio ou consumindo o seu produto/serviço. Se você tem um estabelecimento que permite receber as pessoas, como um restaurante, mostre quando ele estiver “bombando”. As pessoas adoram isso e vão querer ser as próximas a conhecer o local.

 

8. Tenha um calendário de publicações

 

Você vai precisar se programar, afinal, não é todo dia que conseguirá ter uma ideia brilhante para um post. Por isso, prepare tudo com antecedência e tente separar os dias da semana por temas fixos. Essa também é uma forma do seu público se identificar e aguardar por suas publicações.

 

9. Aproveite os momentos

 

Você já sabe que ter um calendário de publicações lhe ajudará a organizar a sua rotina de postagens, mas não precisa ficar tão preso a ele. Seja flexível e atento para tudo o que está rolando nas redes sociais, como memes, e também às notícias impactantes. Se precisar, saia do roteiro.

 

10. Descubra o melhor horário para postar

 

Não existe uma regra quando o assunto é o melhor horário para postar, pois o público de cada mercado age de uma forma. Ou seja: é fundamental que você entenda o comportamento dele.

 

Pelo Facebook e Instagram Insights você encontrará esses dados e começará a entender em quais dias e horários o seu público é mais ativo.

 

Aproveite essas dicas para aumentar o engajamento em suas redes sociais. Estabeleça as métricas de acordo com seus objetivos e fique de olho no efeito de cada uma dessas táticas.

 

E, se você precisar de uma ajudinha para elaborar a melhor estratégia de engajamento para a sua marca, entre em contato! Vamos adorar lhe dar essa mãozinha! ;)

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram