Ainda vale a pena investir no Facebook?

02/07/2019

 

Com uma audiência muito atrativa — 127 milhões de pessoas onlines por dia no Brasil em junho do ano passado —, o Facebook se tornou uma febre entre as pessoas e empresas. Sim, a rede social, que surgiu em 2004, tinha um grande espaço no coração da área comercial. Isso devido ao seu desempenho, que entregava conteúdo orgânico a 60% do público de forma gratuita. O sucesso foi grande. Muitas, mas muitas empresas mesmo decidiram criar uma página na rede social e alcançar suas personas. Em pouco tempo, o Facebook estava se tornando uma feira, onde cada marca queria panfletar um pouquinho. A equipe gestora da rede percebeu e Mark Zuckerberg veio a público afirmar que, para não comprometer a missão do Facebook de conectar pessoas, o alcance das postagens comerciais gratuitas cairia. A rede social passaria a atingir apenas 10% da quantidade de usuários que atingia antes. 

 

Além do alcance, a repetição de um conteúdo na timeline do dono de uma conta depende da sua interação com ele. Nós explicamos: antes, bastava clicar num conteúdo ou visualizar um vídeo para que a rede entendesse que você queria acompanhar as postagens daquela página; hoje, são necessários comentários e reações para que conteúdos semelhantes apareçam para você. Para garantir o bom desempenho das páginas, as empresas teriam que desembolsar um investimento de acordo com o resultado esperado.

 

Não dá para simplesmente ignorar a popularidade do Facebook, mas não se pode supervalorizar também. É necessário testar para saber o que é melhor para sua empresa. De qualquer forma, ao considerar a interação com os usuários, deve-se levar em conta que muitos buscam justamente a rede social para saber a opinião sincera de consumidores sobre um produto ou serviço. Por isso, é necessário saber anunciar e estar preparado para feedbacks de todos os tipos, com um plano de ação em vista para cada caso.

 

O que dizer e como dizer?

A relevância de um conteúdo se comprova ao saber se ele convida o usuário, se o converte em número a curto ou longo prazo. Segundo uma análise da Buffer, umas das principais empresas de marketing digital do mundo, as postagens que mais atraem os usuários são as inspiradoras. Não é preciso muito para saber disso; as pessoas veem nas redes sociais uma ideia da vida que querem levar no mundo real. O estudo mostrou que as reações mais frequentes são “love” e “haha”. Ou seja, o conteúdo mais humanizado, divertido e inspirador tem mais destaque com o público. Além disso, os vídeos prendem mais os assíduos do Facebook. Aqueles que ensinam uma receita fácil ou como reaproveitar materiais recicláveis, por exemplo, são os que mais cativam os usuários. 

E como alcançar essas pessoas? A seguir você confere algumas dicas de como atingir sua persona através do Facebook.

 

Periodicidade: é como marcar um dia e horário com seu público. Ao saber que, em determinada data, haverá um nova postagem — quem sabe de uma série de conteúdos — na sua página, a persona cria um vínculo que o aproxima e traz feedback no formato de interação. 

Embaixadores: com a alta dos influenciadores digitais, tornar sua marca presente no ambiente em que eles atuam através de uma troca de utilização das imagens, contribui para o reconhecimento do seu negócio no Facebook. 

 

Grupos: os grupos permitem o compartilhamento de experiências com seu produto ou negócio, contribui para a propaganda “boca a boca” e traz sentimento de pertencimento à persona, criando um vínculo afetivo e referencial com a marca. 

 

Vídeos: como já mencionamos, eles são os preferidos do público. Os vídeos exigem um período maior de atenção à postagem e envolvem mais o usuário. Apostar nesse tipo de conteúdo no Facebook é uma grande estratégia de marketing.

 

Apesar das dicas, é fundamental contar com quem entende do assunto para manter firme a presença da sua empresa nesta rede social tão popular que é o Facebook. A Mídia Crawl é especialista em definir as melhores estratégias de marketing digital. Conheça nossos serviços e conte conosco para fortalecer seu negócio!


 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Recentes
Please reload

Tags

Mídia.Crawl Comunicação Integrada

Rua XV de Novembro, 1112 - Sala 2 | INDAIATUBA - SP | (19) 4042.0897 (whatsapp) | contato@midiacrawl.com

  • Facebook
  • Instagram